sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

toxoplasmose e o gato


Muitas pessoas temem adotar um gatinho por acreditarem que a toxoplasmose será transmitida por ele.
Há muita discussão sobre isso! Médicos apresentam opiniões opostas e, recentemente uma homeopata garantiu que quem tem toxoplasmose não deveria ter gatos! ao mesmo tempo, infectologistas que tratam de pacientes com toxoplasmose, tranquilizam os mesmos quanto ao convívio com os felinos.

Não nos compete julgar o critério médico, mas podemos, e devemos como protetores animais, orientar a todos sobre alguns cuidados básicos com a higiene do bichano!


* mantenha as caixinhas de areia sempre limpas ;
* lave sempre as mãos após mexer nas caixinhas de areia e pazinhas;
* evite o contato com as mucosas de seu corpo sem ter as mãos higienizadas

** dar carinho ao seu gato NÃO IRÁ CONTAMINÁ-LO!
** arranhadura e mordedura não transmitem toxoplasmose!

Veja texto publicado no jornal online O PIONEIRO ( http://www.clicrbs.com.br/pioneiro/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&action=noticiasImpressa&id=2287862&edition=11073&section=1239 )
muito esclarecedor!

"...A toxoplasmose e o gato são tidos como o terror das mulheres grávidas. Mas existem muitos mitos e lendas que envolvem o assunto.– Infelizmente, esse medo do contágio de doenças, como a toxoplasmose, ainda existe. E muito. Mas isso é um completo absurdo, porque as pessoas só precisam ter alguns cuidados básicos – explica o médico ginecologista Norberto Nora.A toxoplasmose pode ser contraída por mulheres grávidas, mas também por qualquer outra pessoa, e com conseqüências semelhantes. Ainda assim, o especialista diz que, em 20 anos de profissão, tratou apenas de cinco gestantes com a doença. Por isso Nora afirma que, apesar de haver risco de contágio, a prevenção pode ser feita de maneiras simples.– Mais arriscado do que ter um gatinho é ingerir carne crua ou mal cozida, ou ainda mexer, sem luvas, na terra onde o bichano fez as necessidades – explica o médico.Ele aconselha às mulheres a fazer exames ainda no período no qual estão planejando a gravidez. O teste para detecção da toxoplasmose é oferecido na rede pública e pode ser feito gratuitamente, segundo o médico. Mas, mesmo durante o pré-natal, pode-se constatar a toxoplasmose e iniciar o tratamento. No entanto, é difícil conseguir tratar o feto, que é contaminado pela mãe.– É mais perigoso quando a mãe é infectada no início da gravidez. Já se ela pegar a toxoplasmose no final da gestação, o bebê pode nascer com a doença, mas não com deformidades causadas por ela – explica.Outra especialista que se preocupa em desfazer os mitos com relação aos gatos e a toxoplasmose é a médica infectologista Lessandra Michelim. Doutoranda em biotecnologia e mestre em microbiologia, ela também leciona na UCS e coordena os setores de controle de infecções dos hospitais Geral, Pompéia e da Unimed, em Caxias do Sul. Lessandra explica que os gatos domésticos raramente estão infectados, pois geralmente comem comida da casa ou ração.– Além disso, nem todos os que têm toxoplasmose precisam se tratar. O parasita (da toxoplasmose) habita o músculo e pode ficar lá por toda a vida sem incomodar. E é muito mais fácil termos a doença por comer carne mal cozida ou verduras mal lavadas do que pelo contato com as fezes do gato – esclarece a médica."

veja o texto publicado pelo clube do gato ( http://www.clubedogato.hpg.ig.com.br/doencas.htm ) ~

"*Toxocara spp são vermes relativamente grandes, podendo chegar a 10 -12 cm de comprimento. Ficam alojados dentro do intestino delgado e levam à distensão da alça intestinal, causando cólicas, problemas na mobilidade do intestino além de dificultar a absorção de alimentos. Em fêmeas grávidas contaminadas, a larva destes vermes podem penetrar a placenta e contaminar os fetos. No primeiro mês de vida, os recém-natos contaminados ficam muito debilitados, devido à severa dor abdominal e desnutrição, podendo vir à óbito rapidamente. Estas larvas podem estar também no leite materno, causando a contaminação de todos os filhotes da ninhada.
Gatos de qualquer idade podem ser infectar pela ingestão de ovos ou larvas . O veterinário poderá diagnosticar a infestação pelo parasita através do exame de fezes, feito nos gatos adultos ou em filhotes com mais de 3 semanas de idade e recomendará o tratamento adequado.*Dipilidiuns são vermes se fixam na parede do intestino e sugam o sangue do gato sendo capazes de causar morte súbita em recém-natos. Em gatos adultos estes parasitas causam anemia, diarréia e debilitam seriamente o organismo. As fêmeas prenhas contaminadas podem transmitir o verme para os fetos através da migração das larvas via placentária, ou após o nascimento, durante a amamentação. O ambiente contaminado pelos ovos do verme é fonte de infecção para animais jovens e adultos. O exame parasitológico requisitado pelo seu veterinário é importante para o diagnóstico e tratamento apropriados.*A toxoplasmose pode atingir vários órgãos do corpo, manifestando-se nas funções oculares, respiratórios, neuromusculares, digestivos ou reprodutivos. É causada por um protozoário, o Toxoplasma gondii, que infecta a grande maioria dos animais de sangue quente, inclusive o homem. Durante muitos anos o gato tem sido incriminado como fonte principal - e às vezes única - de transmissão da toxoplasmose para o homem. Infelizmente, muitos médicos e veterinários, baseados em preconceito e desinformação, ainda fazem esta afirmação. Na realidade, existem várias formas de transmissão da toxoplasmose e o gato é apenas a mais difícil e improvável delas. O papel do gato como um dos transmissores e hospedeiro definitivo do parasito está na sua capacidade de contaminar o solo com grande número de oocistos (ovos), que estão contidos nas fezes . É importante saber que estes oocistos só se tornam infectantes quando permanecem no ambiente em média 3 a 5 dias, e que somente gatos infectados excretam ovos, sendo que esta excreção dura apenas 1 ou 2 semanas em toda a sua vida.
Animais como os bovinos, os suínos e as aves podem se infectar e manter na sua musculatura cistos, tornando-se fontes de contaminação. A verdade é que o bife que você comeu pode estar contaminado!
Segundo as estatísticas as maiores ocorrências de toxoplasmose se dão por ingestão de carne de porco ou vaca mal cozidas!!!!!!!!!!
* A giárdia é um protozoário que afeta o intestino delgado de gatos e outros animais. Pode ocorrer diarréia aguda ou crônica ocasionalmente. Existe uma forte suspeita de que a giardíase seja uma zoonose.
Formas de Contaminação: ingestão de alimentos (frutas, verduras) ou água contaminados com oocistos ingestão de carne crua ou mal cozida; infecção através da placenta.Prevenção: Limpe a vasilha sanitária de seu gato diariamente. Não alimente seu gato com carne crua ou parcialmente cozida. Mantenha o seu gato dentro de casa, para que evite o hábito de caça. Combata os transmissores ocasionais, como baratas e outros insetos.
A possibilidade de transmissão da toxoplasmose para o homem pelo ato de acariciar um gato não existe, devido aos seus hábitos de limpeza. Uma mordida ou arranhão de gato NÃO contamina o homem. Em países desenvolvidos existem estudos que demonstram que a transmissão mais comum da toxoplasmose é pelo consumo de carnes cruas ou mal cozidas, principalmente carne de porco e bovinos. As carnes embutidas, como a salsicha, também são importantes fontes."


Relato pessoal
Giuliana, membro do Grupo Vida Animal, foi diagnosticada com toxoplasmose em 1997. O convívio com gatos existe desde a sua gestação, existia no período em que a doença se manifestou e continua existindo.
O tratamento foi tradicional, acarretando em graves sequelas devido a alergias causadas pelos medicamentos.
Passada a fase ativa da doença, exames periodicos eram feitos, sem alterações em seus resultados.
Em momento algum foi considerado que os gatos seriam os culpados pela doença. Ao contrário disso, foram seres muito presentes, que colaboraram para a sua recuperação e seu fortalecimento! (muito carinho, afeto e companheirismo!)

Não deixe de adotar um gato por medo da toxoplasmose! Se você já tem um gato e engravidou, não entre em pânico! Não vai mudar nada!!!! Procure um médico, ou melhor, procure a opinião de diversos especialistas e tenha certeza, o seu gatinho só trará alegrias!

2 comentários:

  1. Tenho uma gatinha e ela esta com o reto sangrando. Isto é um sintoma de toxoplasmose? Tem como trata-lá?

    ResponderExcluir
  2. Eu também adotei 2 gatinhos há uma semana, e hj descobri q estou grávida. Um deles está com sangramento pelo ânus também. Meu alívio é que eles só mamam. Pretendo levá-los agora no almoço até o veterinário, mas não estou com coragem de continuar com eles, ainda não sei o que fazer...

    ResponderExcluir